CARTA ABERTA A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA DO COLÉGIO COSMOS DE PAULÍNIA

CARTA ABERTA A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA DO COLÉGIO COSMOS DE PAULÍNIA

Escrito por Ricardo. Publicado em Notícias.

 

REFLETINDO SOBRE NOSSA PROPOSTA DE TRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

De repente, todos nós nos vimos em um momento de pandemia do Coronavírus e, devido às determinações de isolamento social, foram suspensas as atividades escolares presenciais, surgindo para nós educadores a importante tarefa  de utilizarmos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) para garantir a continuidade do processo de aprendizagem, ora iniciado antes da pandemia. E para os pais a importante tarefa de supervisionar a educação remota de seus filhos.

Fomos todos pegos de surpresa e compelidos a enfrentar essa dura realidade. Sabíamos, no entanto, que para manter a qualidade do aprendizado de nossos alunos era necessário evitar a procrastinação, isto é, não deveríamos deixar que nossos educandos perdessem o ritmo de estudo iniciado com o ano letivo que se seguia antes da pandemia. Para tanto, dedicamo-nos a montar um plano de estudos organizado, que preservasse o desenvolvimento da aprendizagem. Planners, aplicativos de tarefas, sistema eficiente de comunicação, dentre outros meios, passaram a fazer parte da rotina de estudos dos alunos, utilizando a tecnologia mediada pelos professores. 

Com muito planejamento, pois sabíamos de que nada adiantaria a tecnologia, se não houvesse uma boa pedagogia, iniciamos a primeira semana de isolamento, com o objetivo de adaptação aos meios de comunicação e ao ensino orientado/mediado pelos professores. Neste momento inicial, não introduzimos ainda as aulas online, vez que queríamos garantir a ambos os lados – professor e aluno, um eficiente canal de comunicação que, de imediato, adotamos aquele que já era do conhecimento dos dois: o Positivoon, através de seu campo MENSAGEM, contando ainda com o suporte dos canais oficiais de redes sociais do Colégio, como E-mails, Site, Facebook e Instagram. 

Feito isso,  introduzimos as aulas online, adotando as videoaulas do SPE COM VOCÊ, vez que era um recurso tecnológico de excelência, que trazia consigo uma linguagem já conhecida pelos nossos alunos e que daria continuidade aos conteúdos programáticos de nosso Livro Didático, com a vantagem do aluno poder acessar quando e quantas vezes sentisse necessidade. É importante destacar aqui que a primeira videoaula até a mais recente, estão armazenadas na plataforma, possibilitando ao aluno e professores sua consulta, sempre que necessário. Essas videoaulas foram, desde o início, totalmente acompanhadas e mediadas pelos nossos professores que, semanalmente, após as assistirem com muita atenção, colocando-se no lugar dos alunos, antevendo prováveis dificuldades e dúvidas, montavam um roteiro de estudos para aquela semana, com quadros resumos, estudos dirigidos, atividades online (avaliações, trilhas, sugestões de documentários ou filmes) já prontas no Positivoon ou montadas e encaminhadas pelo próprio professor, de modo que os conteúdos das videoaulas pudessem ser assimilados com maior potencialidade. E, para incentivar o hábito de estudo dos alunos e, ao mesmo tempo, o professor avaliar a viabilidade de seu roteiro de estudos, ao final de cada semana, aplicamos as Avaliações de Desempenho SPE COM VOCÊ, que serviam também para o professor retomar com os alunos os conteúdos trabalhados.

Sabendo que, com o isolamento social, as turmas estando afastadas, era de fundamental importância preservar no aluno a sensação de pertencimento a um grupo; assim, desde o início, adotamos a realização de lives (reuniões por vídeo conferência), com o objetivo de proporcionar momentos de reunião do grupo com seus professores e pais, estes que foram desde o primeiro momento peça fundamental em nossa proposta de trabalho, auxiliando seus filhos na organização para os estudos e na supervisão do uso das ferramentas digitais propostas e que que puderam ter acesso, através do FAMILIAON,   a tudo que era encaminhado pelos professores aos alunos e sua performance. 

Desde já, agradecemos a confiança e apoio de nossos pais, no desenvolvimento da proposta pedagógica que colocamos em prática para suprir as aulas presenciais e por terem tomado consciência de que a nossa CASA também é um espaço educativo por excelência.

Quando percebemos que o aluno já estava bastante familiarizado com as videoaulas do SPE COM VOCÊ, introduzimos vídeos produzidos pelos professores e o uso de aplicativos para reuniões por vídeo conferência, agendadas e apresentadas pelos nossos professores, com a proposta de interação dos alunos entre si e dos alunos com os professores, resgatando determinados temas das videoaulas e/ou corrigindo alguma proposta de estudo direcionado, que havia sido encaminhada aos alunos. 

Devemos dizer que, em momento algum, nossos alunos ficaram sem aula e o mais importante, contando sempre com um direcionamento e acompanhamento a miúde por parte dos professores, que se colocaram desde a primeira semana de isolamento à total disposição de seus alunos, para acolhê-los emocionalmente e darem o suporte pedagógico necessário para que tivessem continuidade em seu processo de aprendizagem.

Podemos dizer que nossos alunos foram, de forma geral, superando as dificuldades de adaptação à nova rotina de estudos, com a familiarização gradativa com as plataformas de ensino, mediadas pelas orientações dos professores, garantindo sem sombra de dúvidas um aproveitamento educacional seguro e produtivo, apresentando a maioria dos alunos um desempenho bastante satisfatório no desenrolar desse processo.

Estamos, agora, na reta final, próximos ao encerramento do 1º semestre, com a certeza de que conseguimos minimizar quaisquer perdas pedagógicas ao longo do caminho e, na expectativa de retorno às aulas presenciais, não sabendo ao certo quando será, pois aguardaremos decretos e protocolos emitidos pelos órgãos superiores para tais procedimentos, mas já nos preparando para receber nossos alunos, professores e familiares de modo seguro, segundo as novas rotinas e EPIs propostos, vivenciando experiências inusitadas no espaço público, além de estarmos munidos com uma nova proposta pedagógico-emocional que acolha nossos alunos e professores no pós isolamento, que resgate e dê continuidade à proposta desenvolvida no período de afastamento das aulas presenciais.

Assim, podemos nos sentir totalmente realizados e dignificados por pertencermos a uma comunidade escolar que fez e continua fazendo a diferença em Paulínia, nestes vinte e cinco anos, ao oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem aos seus alunos, estimulando a autonomia, a organização para com os estudos e a capacidade de superação, ao aprender a enfrentar os obstáculos e buscar soluções para difíceis momentos, como que o que estamos ainda vivenciando e sem previsão de término no mundo!

E, para finalizar, gostaríamos de dividir o desejo de que todos nós (alunos, professores e familiares) tenhamos conseguido aprender, ao vivenciarmos essa dura realidade de isolamento social e ensino remoto,  outras lições que não as dos conteúdos programáticos, como a de priorizar nossas reais necessidades,  olhar o nosso vizinho com mais atenção, a percepção de que cada um de nós deve assumir suas responsabilidades no todo, cada qual com seu papel, mas interligados, que a vida acima de tudo deve ser valorizada e que o amor, o respeito e a tolerância às diferenças estejam permeando nossas atitudes daqui pra frente, nas mais diversas situações e relações com as quais nos depararmos. 

Fiquemos todos bem em casa!

Eliana Alegretti

Coordenadora Pedagógica

Colégio Cosmos de Paulínia.

Pin It

 

ROOR

Best World Bookamker williamhill.com reviewbbetting.co.uk