RESSIGNIFICANDO O PAPEL DE MÃE EM TEMPOS DE PANDEMIA

RESSIGNIFICANDO O PAPEL DE MÃE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Escrito por Ricardo. Publicado em Notícias.

Cada momento de amor e cuidado que as mães compartilham com seus filhos neste isolamento que a Covid-19 impõe, tem trazido ensinamentos e valores que carregarão para a vida toda.

E, em meio às reflexões que o Dia das Mães desencadeia e o Dia das Mães no contexto da quarentena, creio que três perspectivas da data foram ressignificadas. Primeiro, o papel das mães que estão acumulando ainda mais tarefas diárias. Segundo lugar, eu cito, a própria relação entre filhos e mães que estão, em muitos casos, mais próximos fisicamente, mas que muitas vezes não podem interagir da mesma forma de antes deste momento devido às novas atribuições diárias. Não podemos nos esquecer das muitas mães que estão próximas de seus filhos, mas longe das suas próprias mães, para garantir às mais velhas, maior segurança.

Em comum entre as três perspectivas, há o fato de que as mães estão sempre fazendo algum tipo de sacrifício. Então, quero aqui reconhecer esse esforço constante, descomunal e tão nobre de todas as mães, destacando é claro, as mães do Colégio Cosmos.

Outro aprendizado que podemos tirar deste período de isolamento social é que as atenções se voltam para elementos e experiências que verdadeiramente fazem sentido e que são tão simples, mas que – muitas vezes – não estavam sendo tão valorizados antes. A distância fez o básico ganhar muito mais valor e ele passou a ser essencial, indispensável.

E, com certeza, vocês, mães, estão sabendo passar essa nova concepção aos seus filhos com muito carinho e sabedoria, ao compartilhar com eles momentos singelos, mas vividos intensamente em família, momentos esses que antes, na correria e estresse do dia a dia, eram esquecidos.

E, finalmente, vejo que o Dia das Mães neste contexto de pandemia ganha ainda mais significado, pois o momento atual nos mostra o valor das verdadeiras coisas que dão sentido à vida, como as relações de afeto entre as pessoas; então, mães e filhos estão, com certeza, reinventando juntos as maneiras para estarem perto, dividindo espaço e tempo.

Por tudo isso, a todas as mães sempre presentes conosco, mães aqui presentes e mesmo as ausentes, quero desejar mais do que nunca um FELIZ DIA DAS MÃES e dizer que eu carrego uma certeza em meu coração: a pandemia vai passar, mas o amor de mãe é para sempre.

Eliana Alegretti

Coordenadora pedagógica- Colégio Cosmos de Paulínia

Pin It

 

ROOR

Best World Bookamker williamhill.com reviewbbetting.co.uk