
O Cosmos cuida das pessoas!
31/05/2023
SEMANA DO MEIO AMBIENTE GERANDO CONSCIENTIZAÇÃO E AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS
06/06/2023Nas aulas de História, os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, ao estudarem a respeito dos indígenas brasileiros e seu encontro ou melhor dizendo, desencontro com os portugueses colonizadores, conheceram também os costumes, as religiões e produções culturais, como as lendas indígenas, que fazem parte da cultura de povos de diversos lugares do mundo e ajudam a retratar histórias e crenças desses povos ao longo dos séculos.
As lendas indígenas brasileiras são muito ricas em detalhes e muitas se confundem com crenças religiosas ou acontecimentos da natureza. Por exemplo, o boitatá, lenda amazônica sobre uma cobra gigante que na verdade é o efeito de ossos de animais mortos em combustão. Algumas histórias surgem para explicar o aparecimento de plantas, como a vitória-régia; outras falam sobre alimentos, como a mandioca, e outras tantas ainda citam deuses e forças da natureza.
Com o conteúdo das pesquisas, os alunos foram incentivados a criarem cartazes com texturas e dimensões diferentes, maquetes criativas, reaproveitando materiais e ainda, a explorarem a oralidade, quando apresentaram as lendas indígenas, compartilhando conhecimento entre eles.
Ao final, concluíram que as lendas indígenas, além de retratarem a maneira de pensar e de agir dos indígenas, ainda ensinam a cuidar bem da natureza. Por exemplo, várias histórias, como as do Saci-Pererê, do Curupira ou da Caipora falam sobre forças que ajudam a proteger a fauna e a flora de caçadores e pessoas mal-intencionadas.
Convido a todos a acompanharem um pouco dessa rica e divertida atividade pedagógica através das fotos.
Eliana Alegretti
Professora de História e Filosofia









